Ei você!
Psiu!!!
É você
mesmo (a) ... gosta de andar chreiroso (a)? Então o papo é contigo mesmo.... e
se além de gostar de exalar seu “cherinho” por aí você também adora vender,
melhor ainda! As vezes fica um pouco
difícil diferenciar devida a variedade imensa de ingredientes e
combinações, nomenclatura, família olfativa…Se o problema é esse, vem comigo e
vamos aprender um pouco para dar um “show” na hora de vender!
Primeiro, temos que
entender como funcionam os perfumes. Os óleos essenciais, também
chamados de essência ou absoluto, são extraídos da natureza ou
fabricados sinteticamente (como
os que imitam os de origem animal, hoje em dia). Após a extração (ou fabricação), os óleos essenciais são
misturados à álcool e água. É assim que nasce um perfume!
Já repararam que as
fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por três tipos de notas,
exaladas e percebidas pelas nossas narinas em etapas diferentes.
As notas olfativas dos
perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração
(ou corpo) e as de fundo (ou base).
·
Notas de Saída (ou de cabeça):
Por serem as mais
voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão
inicial do
perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas (ex: limão, mandarina e laranja) ou herbais (ex: alecrim, menta e erva doce). Duram poucos minutos na pele.
·
Notas de Coração (ou corpo):
Evaporam mais
lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São
exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele.
Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).
·
Notas de Fundo (ou base):
Menos voláteis, fixam
intensamente e são
as últimas a sumirem. Dão peso e calor ao perfume. Em geral,
vêm de madeiras (ex:
cedro e pinho), espeçarias (ex:
gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo) e animais (não
mais – pois hoje em dia são reproduzidas sinteticamente – como âmbar e musk).
Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).
É essa combinação
de ingredientes e suas diferentes etapas de evaporação que geram o aroma
gostoso que chega ao nosso nariz. Agora já dá para entender o que
significa dizer que um perfume tem nota de cabeça de chá branco, coração de
flor de cerejeira e fundo de baunilha, certo? Mas, para
facilitar a descrição das fragrâncias, foram criadas as famílias olfativas. Essas por suas vez são caracterizadas pelas notas (ingredientes) dominantes no perfume, as principais são:
Frutais
Destaca-se
o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas
vermelhas em geral (morango, framboesa, amora e etc). Apesar do apelo
feminino, também existem perfumes masculinos nessa categoria.
Florais
É
a mais famosa e tradicional família olfativa, à base
de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, na qual são
preparados verdadeiros bouquets (ou só uma flor prepondera). Mais de
50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.
Orientais (Adocicados)
Notas
mais aveludadas e quentes (frequentemente adocicadas) fazem parte
dessa família, como âmbar e baunilha. Os perfumes orientais costumam
ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Como as notas de
base são a chave da fragrância, têm ótima duração. São tipicamente
femininos.
Amadeirados
Vocês
sabem o que é um cheiro “amadeirado”, né? Caso não consigam visualizar
mentalmente, lembrem de uma sauna seca ou de uma lareira. Em maioria masculinos,
os perfumes amadeirados costumam ter fragrâncias mais
secas (comopinho e sândalo).
Aromáticos (Fougère)
Família
específica para a mistura de aromas cítricos com lavanda e especiarias
(amadeiradas), em perfumes masculinos.
DICAS:
No verão, deixe os
perfumes de fragrância forte de lado, ou aplique
bem pouco. Pois, o calor potencializa o cheiro, o
que pode se tornar desagradável.
Respeite o espaço alheio, não “tome banho” de perfume, principalmente se você for a lugares públicos ou que divida o espaço com outras pessoas, ninguém quer morrer intoxicado com o seu cheiro. Perfume em grande quantidade pode causar repulsa.
Ao usar um perfume forte, opte por cremes hidratantes ou desodorantes sem cheiro, para que não ocorra o choque de fragrâncias.
Respeite o espaço alheio, não “tome banho” de perfume, principalmente se você for a lugares públicos ou que divida o espaço com outras pessoas, ninguém quer morrer intoxicado com o seu cheiro. Perfume em grande quantidade pode causar repulsa.
Ao usar um perfume forte, opte por cremes hidratantes ou desodorantes sem cheiro, para que não ocorra o choque de fragrâncias.
CONCENTRAÇÃO DO PERFUME:
Parfum ou extrait
Produto mais
nobre da linha, por ser a forma mais concentrada de um perfume. Varia de 20 a
30% de concentração de essência no produto e a duração média na pele é de 12 a
20 horas.
Eau de parfum
Um pouco mais
diluída do parfum, é um produto que permite um perfumar mais sutil e marcante
ao mesmo tempo, onde a base perfumada é ligeiramente modificada. Varia de 15 a
20% de concentração de essência no produto. Na forma líquida, geralmente
apresenta-se em frascos de médio a pequenos volumes, e a duração média na pele
é de 6 a 8 horas.
Eau de toilette ou desodorante
colônia
A forma mais
diluída do perfume, a base perfumada é modificada para ressaltar as notas
frescas. Para um produto ser classificado como desodorante colônia, deve
apresentar em sua composição um ingrediente ativo desodorizante. A concentração
de essência varia muito de acordo com o tipo e preço, sendo mais comum à faixa
de 5 a 15%, e sua duração média é de 4 a 6 horas.
Eau de Cologne ou Splashes
colônias
A mais diluída os
desodorantes colônias, conhecida por sua refrescância e uso abundante.
Geralmente tem baixas concentrações de essência, entre 3 a 5%. Sua função
principal é prolongar o frescor e conforto do banho, e sua duração é mínima.
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É isso ai
pessoal, espero que tenham aprendido um pouquinho... dúvidas estou sempre a
disposição...
Beijos e até mais!!!!!!!!!!!!!!!
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