segunda-feira, 21 de março de 2016

Tudo sobre perfumes...

Ei você! Psiu!!!
É você mesmo (a) ... gosta de andar chreiroso (a)? Então o papo é contigo mesmo.... e se além de gostar de exalar seu “cherinho” por aí você também adora vender, melhor ainda! As vezes fica um pouco difícil diferenciar devida a variedade imensa de ingredientes e combinações, nomenclatura, família olfativa…Se o problema é esse, vem comigo e vamos aprender um pouco para dar um “show” na hora de vender!
Primeiro, temos que entender como funcionam os perfumes. Os óleos essenciais, também chamados de essência ou absoluto, são extraídos da natureza ou fabricados sinteticamente (como os que imitam os de origem animal, hoje em dia). Após a extração (ou fabricação), os óleos essenciais são misturados à álcool e água. É assim que nasce um perfume!
Já repararam que as fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por três tipos de notas, exaladas e percebidas pelas nossas narinas em etapas diferentes.

As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).

·         Notas de Saída (ou de cabeça):

Por serem as mais voláteis, são as primeiras sentidas, responsáveis pela impressão inicial do perfume. Leves e frescas, podem ser cítricas (ex: limão, mandarina e laranja) ou herbais (ex: alecrim, menta e erva doce). Duram poucos minutos na pele.

·         Notas de Coração (ou corpo):

Evaporam mais lentamente e dão personalidade ao perfume, sendo o corpo da fragrância. São exaladas quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmin, gerânio) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego).

·         Notas de Fundo (ou base):

Menos voláteis, fixam intensamente e são as últimas a sumirem. Dão peso e calor ao perfume. Em geral, vêm de madeiras (ex: cedro e pinho), espeçarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), alimentos (ex: café, caramelo)  animais (não mais – pois hoje em dia são reproduzidas sinteticamente – como âmbar e musk). Podem ou não ser adocicadas (ex: baunilha e canela).


É essa combinação de ingredientes e suas diferentes etapas de evaporação que geram o aroma gostoso que chega ao nosso nariz. Agora já dá para entender o que significa dizer que um perfume tem nota de cabeça de chá branco, coração de flor de cerejeira e fundo de baunilha, certo? Mas, para facilitar a descrição das fragrâncias, foram criadas as famílias olfativas. Essas por suas vez são caracterizadas pelas notas (ingredientes) dominantes no perfume, as principais são:

Frutais
Destaca-se o aroma de frutas adocicadas, como pêssego, maçã, lichia, cereja e frutas vermelhas em geral (morango, framboesa, amora e etc). Apesar do apelo feminino, também existem perfumes masculinos nessa categoria.




Florais
É a mais famosa e tradicional família olfativa, à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênias, na qual são preparados verdadeiros bouquets (ou só uma flor prepondera). Mais de 50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.
 



Orientais (Adocicados) 
Notas mais aveludadas e quentes (frequentemente adocicadas) fazem parte dessa família, como âmbar e baunilha. Os perfumes orientais costumam ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Como as notas de base são a chave da fragrância, têm ótima duração. São tipicamente femininos.


Amadeirados
Vocês sabem o que é um cheiro “amadeirado”, né? Caso não consigam visualizar mentalmente, lembrem de uma sauna seca ou de uma lareira. Em maioria masculinos, os perfumes amadeirados costumam ter fragrâncias mais secas (comopinho e sândalo).
 


Aromáticos (Fougère)
Família específica para a mistura de aromas cítricos com lavanda e especiarias (amadeiradas), em perfumes masculinos.



DICAS:
No verão, deixe os perfumes de fragrância forte de lado, ou aplique bem pouco. Pois, o calor potencializa o cheiro, o que pode se tornar desagradável.
Respeite o espaço alheio, não “tome banho” de perfume, principalmente se você for a lugares públicos ou que divida o espaço com outras pessoas, ninguém quer morrer intoxicado com o seu cheiro. Perfume em grande quantidade pode causar repulsa.
Ao usar um perfume forte, opte por cremes hid
ratantes ou desodorantes sem cheiro, para que não ocorra o choque de fragrâncias.


CONCENTRAÇÃO DO PERFUME:

Parfum ou extrait
Produto mais nobre da linha, por ser a forma mais concentrada de um perfume. Varia de 20 a 30% de concentração de essência no produto e a duração média na pele é de 12 a 20 horas.

Eau de parfum
Um pouco mais diluída do parfum, é um produto que permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo, onde a base perfumada é ligeiramente modificada. Varia de 15 a 20% de concentração de essência no produto. Na forma líquida, geralmente apresenta-se em frascos de médio a pequenos volumes, e a duração média na pele é de 6 a 8 horas.

Eau de toilette ou desodorante colônia
A forma mais diluída do perfume, a base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas. Para um produto ser classificado como desodorante colônia, deve apresentar em sua composição um ingrediente ativo desodorizante. A concentração de essência varia muito de acordo com o tipo e preço, sendo mais comum à faixa de 5 a 15%, e sua duração média é de 4 a 6 horas.

Eau de Cologne ou Splashes colônias
A mais diluída os desodorantes colônias, conhecida por sua refrescância e uso abundante. Geralmente tem baixas concentrações de essência, entre 3 a 5%. Sua função principal é prolongar o frescor e conforto do banho, e sua duração é mínima.


Conheça nossa linha traduções Gold....


Para cadastro: CLIQUE AQUI
ID: 795570


Para compra online: CLIQUE AQUI


É isso ai pessoal, espero que tenham aprendido um pouquinho... dúvidas estou sempre a disposição...

Beijos e até mais!!!!!!!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário